sexta-feira, 15 de abril de 2011

PETISCO PRO FIM DE SEMANA

Sabe aquela revistinha de receitinhas que vem junto da revista Ana Maria??!! Pois é, aqui vai minha confissão: SOU VICIADA DE CARTEIRINHA!!! Minha filha fica com a revista e eu com a de receitas.
Estou contando porque me lembrei de um aperitivo maraaaa, que acompanhado de uma cerva bemmm gelada é tudo. É claro que não seriamos nós se não mudássemos algo, né??!! Vou postar a receita normal e as alterações que fizemos.

BOLINHA DE MANDIOQUINHA COM QUEIJO

500 gramas de mandioquinha (eu conheço como batata baroa) cozida e passada no espremedor
1 ovo
1 colher (sopa) de margarina (substituí por manteiga)
Sal a gosto (vá com calma que tem o queijo, lembra?!)
½ xícara (chá) de farinha de trigo
150 gramas de mussarela em cubos
2 ovos batidos para empanar
Farinha de rosca

Em uma tigela misture a mandioquinha, o ovo (só 1), a margarina (ou manteiga), o sal e o trigo. Trabalhe a massa até soltar das mãos. Faça bolinhas e recheie com os cubos de queijo. Passe no ovo batido e depois na farinha de rosca. Deixe descansar na geladeira por 1 hora para que fiquem mais firmes. Frite em óleo quente até dourar.

Bem, agora as modificações... Já falei que prefiro usar a manteiga ao invés da margarina, outra coisa que fiz foi misturar na massa presunto triturado (ou ralado) e depois rechear com o queijo, ficou uma delícia. Também tentei misturar o queijo na massa ao invés de rechear: acredite NÃO DÁ CERTO!!!! O queijo deixou a massa muito mole e virou uma bagunça danada na panela qdo coloquei pra fritar, e se colocar mais trigo fica muito massudo. O legal é sentir o gosto completamente inusitado da baroa.

Outra coisa legal é misturar na farinha de rosca um pouco de queijo parmesão ralado na hora (pelo-amor-de-Deus, NUNCA O DE PACOTINHO!!!)

Ah!!, e dá prá congelar!! Técnica que desenvolvi: cubra com papel manteiga uma tábua de cozinha (ou qualquer outra coisa plana), faça as bolinhas, empane-as, e coloque na tábua. Leve ao congelador. Depois de um tempo (cada geladeira é diferente, mas acho que umas duas horas são mais que suficiente) quando já estiver congelado e só armazenar as bolinhas em saquinhos próprios e colocar de volta no congelador.

2 comentários:

  1. Aqui adoramos baroa!!! Vou fazer esta!
    Adorei o blog Ju e família. Beijos.

    ResponderExcluir
  2. JU, Luciano, adorei o blog e todas as rec eitas. Parabéns! Beijos aos três.

    ResponderExcluir